Bolo do Caco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bolo do Caco

Mensagem por Admin em Sex Maio 12, 2017 10:14 pm



Depois do Pão de Rala (que é um doce), aqui vai o Bolo do Caco (que é um pão), um pão de trigo típico da Madeira, uma receita tradicional mas simples e fácil de fazer pão, visto que podes fazer em qualquer frigideira ou brasas (não necessita do calor intenso de um forno de pão).

Bolo do Caco

Ingredientes:

Farinha - 500gr
Batata Doce - 375gr
Fermento de Padeiro - 12gr
Sal - Pitada
Água - A olho (+/- 100ml)

Instruções:

Começa por preparar as batatas doces, descasca e coloca numa panela a cozer com água e sal, assim que estiver cozida retira, esmaga as batatas e reserva a água.
Desfaz o fermento de padeira com um pouco da água que reservaste, depois numa taça funda põe a farinha e abre um buraco no meio e deita o fermento desfeito, mistura.
Acrescenta a batata doce desfeita e mistura até obteres uma massa homogenea e consistente, faz uma bola e põe um pano por cima e deixa a levedar, no mínimo umas 2 a 3 horas ou melhor de um dia para outro.
Após levedar separa em 3 pedaços e cria 3 bolas, depois achata as bolas para ficarem uns discos grossos (ou como umas panquecas mesmo grossas), salpica elas com farinha e leva a uma frigideira muito quente, até teres os dois lados bem torrados, e estão prontas a servir, são deliciosas quentinhas acabadas de fazer.
Dica: Como qualquer pão pode ser usado para fazer todo o tipo de sandes, mas é tradicionalmente consumido a entrada, com manteiga de alho ou ao pequeno almoço com doces ou compotas, podes também por o bolo do caco numa torradeira para re-aquecer.

Partilhe a sua receita aqui, para isso basta se registar no forum.  Obrigado.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 2369
Pontos : 7710
Reputação : 24
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 51

http://tutti-frutti.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum