tutti-frutti
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
tutti-frutti

AceStream Channel
 
InícioInício  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  PublicaçõesPublicações  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Pasteis De Nata

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2370
Pontos : 7723
Reputação : 24
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 57

Pasteis De Nata Empty
MensagemAssunto: Pasteis De Nata   Pasteis De Nata EmptySex maio 12, 2017 8:56 pm

Pasteis De Nata Iguari14

O mítico pastel de nata, não existe nada melhor e um dos doces mais populares em Portugal mas também no estrangeiro, na minha singela opinião o recheio não muda muito é um tipo de leite creme, mas é comum pôr-se raspa de limão ou baunilha para dar um gosto um pouco diferente.
Mas o que mais separa os pasteis de nata é a massa folhada, claro que podem fazer esta receita mais rapidamente usando massa folhada já feita, mas podem tentar fazer a vossa massa folhada ou variações para criarem o vosso verdadeiro pastel de nata.

Ingredientes:

Massa

Farinha - 300 gr
Manteiga - 250 gr (fria)
Água - Q.B. (fria)
Sal - Uma pitada

Recheio

Nata - 500 ml
Gema - 9
Açúcar - 9 Colheres de Sopa
Canela - A gosto
Açúcar - A gosto (em pó)

Instruções:

Começa pela massa folhada (como disse em cima, podes sempre saltar este passo comprado massa folhada já feita), é preferível fazeres isto numa máquina, mistura a farinha com uma pitada de sal, põe a manteiga (fria) lá dentro cortada em cubos e mexe com a máquina até teres uma massa e a manteiga estar razoavelmente dispersa, o que deve dar uma mistura bastante farinhenta.
Agora tira a massa para fora e vais acrescentar aos poucos água até criares uma massa que podes manusear, amassa um pouco mas não muito (porque o calor das tuas mãos vão começar a amolecer a manteiga e tu não queres a manteiga derretida), o suficiente para teres uma massa.
Agora está na altura de folhar a massa, estende a massa num rectângulo, depois dobra a partir dos lados mais compridos, até 1/3 e depois dobra o outro lado, de forma a ficares com um rectângulo comprido e mais grosso, agora enrola esse rectângulo como um caracol, e volta a estender a massa, repete este processo mais 2 vezes (para um total de 3 vezes), o que isto cria é prender ar entre as camadas de massa.

Agora põe película aderente na massa e põe de parte a descansar, pelo menos 30 minutos.
Depois de descansado, estende a massa até ter pelo menos 2 cm de espessura, usa um disco/copo para cortar discos da massa e coloca cada disco numa forma de queques, toma cuidado para ficar bem acomodada, se esta for de metal unta primeiro com manteiga, se for de silicone não é preciso.
Para fazer o recheio, leva ao lume em banho-maria as gemas batidas com açúcar e natas, vai mexendo com uma varinha até começar a engrossar, nesse ponto tira de parte e deixa arrefecer um pouco, por fim deita em cada forma um pouco do preparado, não deites até acima porque a massa vai crescer e não queres que saia por fora.
Leva a um forno pré-aquecido a 180C durante uns 25 minutos, até os pasteis estiverem tostados e cozidos completamente.
Serve com açúcar em pó e canela em pó á parte para polvilhar por cima.
Ir para o topo Ir para baixo
https://tutti-frutti.forumeiros.com
 
Pasteis De Nata
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
tutti-frutti :: Culinária :: Bolos e Biscoitos-
Ir para: