Cozido à Portuguesa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cozido à Portuguesa

Mensagem por Admin em Dom Maio 14, 2017 1:17 pm



Aqui vai o clássico dos clássicos da cozinha portuguesa, é tão clássico que se chama à portuguesa, o cozido praticamente incorpora tudo, carne de porco, carne de vaca, galinha, chouriços, couves, batatas, cenouras, feijão, arroz, mesmo com esta panóplia de ingredientes é super fácil de fazer e uma festa para o paladar.
Aqui vai uma receita básica para um cozido, mas o principio é o mesmo e podes tornar o teu cozido á portuguesa mais ou menos rico de acordo com as tuas necessidades, por exemplo podes fazer só com carne de vaca e galinha, ou podes trocar couve lombarda por couve portuguesa, podes pôr presunto ou nabo, por isso também não vou pôr as quantidades porque acaba por ser um prato que depende de cada um, se quer mais isto ou daquilo.
Também é muito comum depois aproveitar a água de cozedura das carnes para fazer Sopa de Cozido, esta receita não traz o arroz que também é tradicionalmente servido com o Cozido, pode ser Arroz do Cozido, Arroz de Alheira, Arroz de Alho, Arroz de Feijão ou Arroz de Manteiga.

Ingredientes:
Carne de Vaca - Naco bom para cozer
Carne de Porco - Pode ser Entrecosto, Entremeada, Chispe, Costelinhas
Frango - Ou Galinha
Chouriço - A gosto
Farinheira - Tipicamente para o Arroz de Farinheira
Morcela - A gosto
Chouriço de Sangue - A gosto
Toucinho - A gosto
Bacon - A gosto
Salpicão - A gosto
Feijão Branco - ou Feijão de Manteiga
Batata - A gosto
Cenoura - A gosto
Couve Lombarda - ou Couve Portuguesa
Nabo - 1 ou 2 por Cozido
Alho - A gosto

Instruções:
Primeiro se tiverem carnes de porco ou ingredientes salgados é preferível deixas estes de molho na véspera de se fazer o cozido.
Começa-se por limpar e lavar as carnes, põe-se elas todas (expecto os chouriços) num tacho e cobrem-se de água com um pouco de sal, neste ponto pode-se escolher cozer no tacho ou se quiser mais rápido numa panela de pressão, eu sugiro a panela de pressão, na panela de pressão são 25 minutos depois de atingir o ponto alto, no tacho é quanto tempo for preciso até as carnes estarem cozidas e macias.
Coze num pequeno tacho a parte a farinheira se fores fazer arroz de farinheira guarda a água da cozedura da farinheira para fazer o arroz, não te esqueças de furar a farinheira antes de pôr na água senão esta pode arrebentar.
Descasca-se todos os legumes, normalmente os nabos em quartos ou a meio se forem pequenos as cenouras em pedaços grandes e as batatas a meio, depois de passar o tempo da panela de pressão, cuidado, tire a panela do lume, e remova o bico da pressão e deixe esta sair até a pressão, depois remova as carnes e guarde a água de cozedura e ponha de parte.
Na mesma panela ou numa nova ponha todos os legumes e chouriços e cubra metade com água e a outra metade com a água de cozedura das carnes, tempera com sal e deixa cozer até todos os legumes estarem bem cozidos (entre 10 a 15 minutos).
Depois de estar cozido faça o arroz e e coloca tudo em travessas para servir, corta as carnes e chouriços e é só ir toda a gente para a mesa.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 2369
Pontos : 7710
Reputação : 24
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 51

http://tutti-frutti.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum