Molotof com Caramelo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Molotof com Caramelo

Mensagem por Admin em Dom Maio 14, 2017 1:03 pm



Um molotof é um pudim de claras bastante comum e tradicional em Portugal, acho que é popular porque além de ser delicioso, muitos dos doces portugueses são carregados de gemas e como tal um molotof é uma excelente maneira de aproveitar claras.
Tradicionalmente depois de desenformado é coberto de caramelo ou doce de ovos (só seguir o link para a receita), neste caso vamos fazer a versão de caramelo, podes fazer o caramelo que digo aqui ou usar caramelo já feito, eu prefiro fazer porque eu gosto de um caramelo mais suave não tão espesso e queimado como normalmente são os já feitos.

Ingredientes:
Molotof
Clara - 12
Açúcar - 12 Colheres de Sopa

Caramelo
Açúcar Amarelo - 1 Chávena
Natas - 1/2 Chávena (ou se quiseres mais suave 1/4 leite 1/4 natas)
Manteiga - 2 Colheres de Sopa
Sal - Pitada

Instruções:

Para fazer o molotof começa-se por pré-aquecer o forno a uns 180C.
Depois numa taça grande bate as claras em castelo, depois adiciona o açúcar e bate um pouco mais (normalmente faço 12 colheres mas faz 10 experimenta e ajusta de acordo com o teu gosto, deve ser doce mas não super doce), até estar tudo bem em castelo.
Agarra numa forma de castelo e unta muito bem com manteiga, isto é importante porque as claras são frágeis e pegam com facilidade, neste ponto se quiseres podes pôr no fundo um pouco do caramelo, eu normalmente não ponho.



Leva ao forno por volta de 20 minutos, depois de passar o tempo, desliga o forno e deixa o molotof lá dentro a secar um pouco, tira quando forno tiver arrefecido.
Por fim desenforma com cuidado e cobre com o caramelo liquido.
O caramelo é simples, junta todos os ingredientes, o açúcar com 2 colheres de sopa de água, deixa caramelizar até começar a escurecer (ainda não é um caramelo mas está num ponto perto), nesse ponto retira do lume, adiciona a manteiga mexe e depois as natas e mexe bem, volta a por no lume mais uns 5 minutos para ficar um pouco mais espesso e por fim uma pitada de sal e já está.

Partilhe a sua receita aqui, para isso basta se registar no forum. Obrigado.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 2369
Pontos : 7716
Reputação : 24
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 51

http://tutti-frutti.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum